Cozinha 100 Maneiras

Creme de chocolate e avelãs

0
Há imenso tempo que ando com vontade de experimentar fazer creme de chocolate com avelãs.
No mundo da Internet são imensas as receitas que dizem ser muito semelhantes à chamada Nutella que eu tanto gosto, mas depois de uma análise mais aprofundada e de algumas tentativas falhadas, acho que consegui, tirando um ingrediente daqui, outro dali, aumentando num e diminuindo noutro, chegar a uma receita muito semelhante à verdadeira Nutella, não vamos confundir as coisas, é muito semelhante, mas não é cem por cento igual!
Só depois de ter crescido é que soube o que era Nutella, até então tive a oportunidade de provar, muito raramente o Tuli-creme, sendo o meu preferido o de avelãs...delicioso!
Enquanto todos os meus amigos de escola levavam já Nutella e outras guloseimas para comer ao lanche, a minha mãe mandava-me fruta ou pão com marmelada,  geleia, compota ou outra coisa doce mas feita em casa.
 É claro que também havia quem não comesse daquilo que eu comia, então trocávamos. De vez em quando, o nosso grupinho juntava-se e partilhávamos a comida  entre todos, era tão divertido.
O único doce que eu me lembro da minha mãe comprar e que eu sempre gostei muito (ainda hoje é o dia) é o Pudim boca doce de baunilha, uma verdadeira delícia.
Lembro-me que de vez em quando ela fazia, eu pedia-lhe para me deixar "rapar o tacho", ficava nas nuvens, assim que me instalava na varanda, sentada em cima de uma manta com o tacho no meio das pernas, pronta para começar o meu festim, não sei porquê aparecia sempre o meu primo que também queria comer. Acho que lhe devia cheirar, não sei, aparecia sempre nessa altura e pronto era rapadela a dividir por dois, tenho tantas saudades desse tempo...


Ingredientes
- 180 g de avelãs
- 1 pacote de natas (200 ml)
- 200 g de chocolate de leite de boa qualidade
- 35 g de Nesquik
- 160 g de açúcar em pó



Preparação Bimby
1- Levar as avelãs ao microondas por cerca de 3 a 4 minutos. Findo o tempo, retirá-las deitá-las dentro de um pano e esfregá-las, para que larguem a pele.
2- No copo colocar as avelãs e pulverizar uns segundos até que fiquem em farinha, adicionar aos poucos pelo bocal do copo, as natas e continuar a triturar, até que fique um creme homogéneo.
3- Enquanto isso, levar ao microondas o chocolate partido em pedaços a derreter. O chocolate deve ficar líquido, sem qualquer pedaço por derreter.
4- Adicionar o chocolate derretido, ao preparado das natas e avelãs, pelo bocal do copo misturando sempre na vel. 3. Depois de bem incorporado, adicionar o açúcar e o chocolate em pó, misturando bem durante 1 min/vel 3.
5- Depois de bem misturado deve arrumar-se em frascos esterilizados no frigorífico.
Fica muito macio e muito saboroso, muito semelhante à Nutella, mas não é a mesma coisa!!


0 comentários:

Enviar um comentário

Imprimir